Início Notícias Araripina: supervisor de operações da Neoenergia PE alerta para fogueiras e fogos...

Araripina: supervisor de operações da Neoenergia PE alerta para fogueiras e fogos de artifícios próximos à rede elétrica

211
Foto: Blog do Roberto

O São João está chegando e com ele as tradicionais fogueiras e os fogos de artifício. Apesar de tornarem a festa ainda mais atrativa, é preciso muita atenção com o local onde serão utilizados esses itens típicos da festividade. Principalmente se existir rede de distribuição de energia passando ou mesmo próxima ao arraial. Isso porque o fogo não combina com eletricidade e pode causar sérios acidentes, encerrando a celebração.

Para ajudar as pessoas e contribuir para a prevenção de acidentes, o supervisor de operações da Neoenergia Pernambuco em Araripina, Rogério Alves, participou do programa Araripina Urgente desta sexta-feira (21), e listou uma série de cuidados necessários para um São João tranquilo para toda a família.

“A primeira coisa a se fazer é não construir fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão. É preciso procurar um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos que pertencem à Neoenergia. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as arvores ou plantações e, além do incêndio, as chamas também podem danificar os equipamentos elétricos”, explicou.

Outra medida de segurança a ser observada é a não utilização de redes elétricas particulares próximo à fogueira. Muitas vezes os organizadores deixam extensões, benjamins e lâmpadas perto das madeiras da fogueira. Além de esquentar o circuito, é possível que ele se rompa ou mesmo ocorra um incêndio.

Sobre os fogos de artifícios, Rogério disse que o ideal é soltá-los em locais descampados e apenas por adultos. Fogos próximos à rede elétrica produzem o mesmo efeito das fogueiras, ou seja, incêndios, desligamentos e possíveis acidentes. A utilização de balões, além de proibido, podem causar sérios riscos, pois ao cair em subestações de energia ou em linhas de transmissão, provocam incêndios e podem deixar milhões de pessoas sem energia.

No final, Rogério Alves lembrou que em caso de acidentes relacionados à rede elétrica de ruas e avenidas nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a Neoenergia Pernambuco, por meio do teleatendimento (116). Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here