Início Notícias Araripina será destaque em evento no Recife que debaterá tecnologias de produção...

Araripina será destaque em evento no Recife que debaterá tecnologias de produção de forragem no semiárido pernambucano

525
Araripina-PE. (Foto: Bruno Rostand/Divulgação)

Lideranças empresariais, governamentais e técnicos de todo o estado se reunirão nesta segunda (12) num hotel do Recife, das 8h30 às 12h, para buscar alternativas que possam mitigar as pressões da estiagem na região semiárida de Pernambuco. Essa é a expectativa para a 7 ª Sessão do Fórum Permanente de Convivência Produtivas com as Secas 2018, que apresentará a palestra ‘Tecnologia de produção de forragem  em áreas áridas’, do pesquisador americano da Texas A&M University, James Muir.

Na ocasião, produtores, empresários, acadêmicos e representantes do Poder Público conhecerão alternativas aplicadas pelos Estados Unidos, através do uso de tecnologias, que possibilitam o conservação, armazenamento e estoque do rebanho para atender os longos períodos de estiagem.

Segundo informações da Federação da Agricultura do Estado (Faepe), uma das características da região semiárida do Nordeste e de Pernambuco, em particular, é a ocorrência de secas frequentes com consequências previsíveis e sempre negativas sobre a produção agrícola e pecuária. “Este tipo de informação é crucial para previsões de situações de emergência e respostas ágeis quando da ocorrência de períodos sem água e alimentação”, explica Pio Guerra, presidente da Faepe e do Fórum das Secas.

Visitas técnicas

Na terça (13), o pesquisador norte-americano, acompanhado do coordenador do Fórum, Geraldo Eugênio e equipe, conhecerá experiências exitosas de produção tecnificada no município de Araripina (PE), Sertão do Araripe (foto). A primeira parada será no Rancho Jota, que desenvolve um sistema de alimentação de caprinos e ovinos, com Banco de Energia (palma adensada) e com  Banco de Proteína (leucina). Em seguida, Muir visitará o Sítio Riacho Fundo – experiência da Escola Aberta Integrada e Sustentável. O trabalho de campo se encerra no JP Ranch, referência na produção de palma adensada com irrigação por gotejamento para alimentação de ovinos. O Fórum das Secas é uma iniciativa da Faepe, em parceria com o Sebrae-PE. (Blog do Britto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here