Início Notícias Araripina: Secretário Edésio Medeiros fala sobre o não pagamento do Garantia Safra...

Araripina: Secretário Edésio Medeiros fala sobre o não pagamento do Garantia Safra 2019/2020; ouça

855
Foto: TV Araripe

Por Cidinha Medrado

Milhares de agricultores familiares de Araripina, aguardam pagamento do Garantia-Safra 2019/2020. Eles querem que a coordenação do programa examine os laudos de contestação enviados pelo município com dados confirmando a situação dos produtores. O secretário de Agricultura do município, Edésio Medeiros, lamentou a situação hoje no programa Araripina Urgente da Arari FM, e disse que é um momento desagradável da política, afirmando que poucos municípios de Pernambuco receberam o dinheiro e que na ultima folha de pagamento do Ministério da Agricultura nessa terça-feira (18), não consta mais nenhum município do estado.

“A portaria 22 saiu ontem e nenhum município de Pernambuco entrou na folha, a justificativa da coordenação é que dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do governo, o (Cemaden) e informações colhidas pelo IBGE, apontam que Araripina não teve perda de safra, todo mundo sabe que o pagamento do seguro safra existe por duas razões, por excesso ou falta de chuva, por essa medição, para o órgão Araripina foi o segundo município do Araripe que mais choveu”, disse o secretário.

Segundo Edésio, o coordenador nacional do programa reconhece a justificativa da secretaria, mas os dados meteorológicos mostram que choveu mais de mil milímetros na cidade em 2020, porém, o que está sendo constatado, é que as chuvas não foram bem distribuídas e nem no tempo correto.

“Nós apresentamos este laudo na expectativa de que a coordenação estadual reveja, porque nesta portaria de ontem não saiu nome de nenhum município de Pernambuco e infelizmente tivemos a surpresa de que nenhum dos laudos contestados foram aceitos pela coordenação nacional”, explicou Edésio.

Apenas quatro municípios, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Bodocó foram contemplados na região do Araripe.

“Nada para Araripina, Exu, Santa Cruz, Santa Filomena e outros municípios da região do Araripe e não fomos atendidos, fizemos até documentos em conjunto com apoio da coordenação estadual, não foi por falta de ajuda técnica”, disse.

Segundo Edésio, sobre uma declaração divulgada pelo governo estadual de que pagaria mais de R$ 4 milhões para o fundo do garantia-safra e que Araripina estava na lista, não foi verdadeira, era apenas o pagamento da parte do estado do garantia- Safra de 2021.

“O governo do estado não pagou sua parte completamente, apenas colocou em dias o que andava atrasado. Esse dinheiro é do aporte financeiro da safra 20/21, como ele não pagou a aporte todo, que só termina em agosto e estava atrasado, resolveu colocar em dias e ficar pagando as parcelas até final de agosto, e acontece a mesma coisa com o município, e até o final de agosto terminaremos em dia, cerca de 41 mil mensais Araripina está pagando”, confirmou o secretário.
.
Edésio disse também que o prefeito Raimundo Pimentel está indo a Brasília para articular forças políticas em busca de recursos e o Garantia-Safra está na pauta. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here