Início Notícias Araripina: em uma década rebanho bovino cai de 48 mil para 12...

Araripina: em uma década rebanho bovino cai de 48 mil para 12 mil cabeças

5957

Centenas de animais morreram, outros milhares foram abatidos precocemente ou vendidos para outras regiões

Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

Em menos de dois anos o rebanho bovino do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco diminuiu 4 mil cabeças, o que corresponde a mais de 18,1%. Os dados são da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco) local, repassados por José Ribamar, gerente regional, no programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM em maio de 2017.

A explicação parece simples. Não se trata propriamente de uma crise no setor, mas ao cenário de seca na região. Segundo José Ribamar, a diminuição do rebanho e da produção de algumas culturas está diretamente relacionada à estiagem que castiga o Sertão nos últimos anos.

Leia também:

>>Rebanho bovino de Araripina diminui 2 mil cabeças por ano

>>Araripina espera vacinar 20 mil bovinos contra febre aftosa até o fim de novembro

>>Adagro divulga balanço da campanha contra a Febre Aftosa em Araripina

Nesta segunda-feira (30), em uma postagem do político e empresário Ronaldo Lacerda no facebook, a preocupação com a diminuição do rebanho bovino na região, voltou a tona. Confira:

“Boi sumindo em Araripina e Empregos também: De 48 mil para 12 mil animais foi a queda. Experiente comerciante do ramo de rações me disse que quando chegou na cidade o nosso rebanho era de 48 mil animais. A seca e a falta de incentivos derrubou para apenas 12 mil, reduzindo em igual volume os empregos e a renda no setor. E ainda há quem desdenhe da Estrada da Integração entre Nascente e Socorro, bem como os investimentos em pecuária para espandir o setor naquela região que pode abrigar frigorífico”.

Pernabuco

O efeito da seca na produção da bacia leiteira de Pernambuco
Municípios que fazem parte da bacia leiteira do estado Itaíba, Buíque, Bom Conselho, Venturosa, Sanharó, Pedra, Arcoverde, São Bento do Una, Belo Jardim, Capoeiras, Correntes, Águas Belas, Pesqueira e Altinho (14 municípios)
Animais mortos Mais de 200 mil
Animais que saíram do estado 330 mil
Animais abatidos 528 mil
Fazendas desativadas 1,5 mil
Empregados demitidos 20 mil
Fontes: Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Pernambuco (Sindileite) e Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro)

1 COMENTÁRIO

  1. Esse investimento que falam por ai da estrada da integração ainda não colou. Perguntando se algum empresário ou qualquer outra pessoa tem algum negócio na região de Socorro e Sta.Filomena a resposta foi negativa. Ao contrário da estrada que faz ligação com o Salitre-Ce, da qual escoa todo gesso de Araripina pra capital Fortaleza.Vemos um bom trânsito de caminhões naquela estrada, que por sinal esqueceram que a mesma existe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here