Início Notícias Araripina é a 40ª cidade mais transparente de Pernambuco; Ouricuri ocupa a...

Araripina é a 40ª cidade mais transparente de Pernambuco; Ouricuri ocupa a posição 153 e encontra-se em estado crítico de transparência

538
alt

altCidades que merecem atenção da população no Sertão, são Terra Nova (133), Salgueiro (137), Serrita (139).

Por Roberto Gonçalves / Foto: Reprodução

No site do TCE-PE encontra-se a relação de cidades mais transparentes do estado; entre os 181 municípios, Araripina está em 40º lugar, Ouricuri ocupa a posição 153 sendo considerada estado crítico pelo Tribunal de Contas, já o município de Moreilândia no Sertão de Pernambuco, ocupa a posição 8ª. Outras cidades merecem atenção da população como Terra Nova (133), Salgueiro (137), Serrita (139).

Infelizmente alguns municípios não se preocupam com a transparência dos recursos que entram e sai nas cidades. A transparência é a base de credibilidade, respeito e acesso aos investimentos que os gestores administram nas cidades de PE. Lamentavelmente alguns munícipes ainda não atendam às exigências do Tribunal de Contas do Estado.

A partir do levantamento das exigências legais, foram definidos 51 critérios de avaliação, os quais foram detalhados em um ou mais subcritérios, totalizando 149 subcritérios de avaliação. Para cada subcritério foi atribuído um grau de atendimento (sim, não ou parcialmente). Considerando os 184 municípios pernambucanos, durante todo o trabalho foram realizadas um total de 27.416
verificações.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: Conteúdo e Requisitos Tecnológicos, compostos pelos seguintes subgrupos:

Conteúdo:

Transparência da Gestão Fiscal; Lei de Acesso à Informação.

Requisitos tecnológicos: 

Do Sítio do Portal da Transparência; Sessão Receita; Sessão Despesa; Sessão Licitações; Sessão Contratados.

Os interessados poderão acessar o site do Tribunal de Contas do Estado: http://www.tce.pe.gov.br/indicedetransparencia/. Onde terão acesso as demais cidades e ranking.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here