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Araripina: coordenadora do Cadastro Único reforça urgência de recadastramento do Bolsa Família

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Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

De acordo com o governo federal, o ‘Cadastro Único (Cadúnico)’ é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza, que são utilizadas pelo governo federal, estados e municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida de famílias em situação de pobreza. No programa Araripina Urgente da Arari FM desta quinta-feira (20), a coordenadora do Programa Bolsa Família em Araripina, Larissa Modesto, reforçou a importância do recadastramento das famílias que estão desatualizadas há quatro anos.

A coordenadora comentou que a principal preocupação neste momento de pandemia, é que cerca de 400 cadastros estão desatualizados há mais de quatro anos, que mais de 260 pessoas da lista recebem o Bolsa Família com auxílio emergencial pela pandemia do novo coronavírus e por isso, ainda não foram excluídas, mas a qualquer momento, poderão ser eliminados por falta de atualização.

“A qualquer momento podem ser excluídos definitivamente e sem chances de recuperação, já que desde 2019 nenhuma nova família é beneficiada, então a gente pede que as pessoas nos procurem para saber se cadastro precisa de atualização”, avisou Larissa.

Segundo ela, 5.174 famílias estão com cadastros desatualizados há mais de 2 anos. Araripina tem 22.407 família cadastradas, destas, 14.983 são beneficiárias do Bolsa Família, de acordo com a coordenadora.

“A nossa Assistente Social, faz junto com os entrevistadores, uma busca durante a semana. Muitas famílias mudaram de cidade, de endereço e fica mais difícil de ser localizada, quando a pessoa tem telefone a gente entra em contato e se não tem, fica impossível. Quem não tem internet pode comparecer à secretaria ou ao CRAS mais próximo que a gente realiza o atendimento e a gente acredita que a partir de julho estes cadastros serão excluídos que é quando termina o auxílio emergencial”, disse Larissa.

De acordo com Larissa, o atendimento presencial pode ser na sede da secretaria de Desenvolvimento Social, próximo ao fórum, de 08 h as 17 h de segunda à sexta feira, pelo site meucadunico.gov,br e pelo WhatApps 87 9 8149 6167, para saber se precisa de atualização, também no CRAS do bairro Cavalete, no CRAS Alto da Boa Vista. No Distrito de Morais, atendimento pela manhã e à tarde, também em Lagoa do Barro e em Gergelim, na segunda e na terça, já em Nascente, atendimento nas quartas e quintas e Bom Jardim nas quintas-feiras. Se precisar agendar para a região de Gergelim e Nascente é possível em contato com o entrevistador, ou através do WhatsApp que será encaminhado.

“Nós temos um calendário de atualização que fizemos da seguinte forma, em abril atualizando os finais do NIS 1 e 2, em maio, NIS com finais 3 e 4, em junho, NIS com finais 5, 6 e 7 e em finais julho 8,9 e 0. Lembrando que os casos de cadastros desatualizados está sendo nossa prioridade, independente do final do NIS”, frisou Larissa Modesto. Ouça a entrevista completa:

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