Início Notícias Arari FM: Gerente comercial da Celpe dá dicas de segurança para prevenir...

Arari FM: Gerente comercial da Celpe dá dicas de segurança para prevenir acidentes com celular; ouça

551
Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

O perigo para quem usa o telefone falando ou escrevendo de ser atingido por uma explosão ou descarga elétrica durante o período em que a um telefone celular está sendo carregado na tomada é cada vez mais real, todos os dias, lemos mais notícias de acidentes e até com vítimas fatais. Não é indicado utilizar o aparelho enquanto está sendo carregado, esta e outras dicas importantes foram repassadas aos ouvintes do programa Araripina Urgente da Arari FM na manhã desta terça-feira (01), através do Gerente Comercial da Celpe, Rafael Motta.

“Não é apropriado utilizar o equipamento enquanto ele estiver carregando porque ele pode causar uma explosão ou até mesmo uma descarga elétrica, outra dica importante, é utilizar somente cabos originais para carregar o telefone e evitar o cabo similar porque não têm o mesmo efeito de proteção do que o cabo original. E é importante também se puder, carregar o celular no USB do computador, isso proporciona um segurança maior, por conta desse equipamento”, disse ele.

O gerente aconselhou que as pessoas a descartem os benjamins, que são adaptadores de tomada, no popular, chamados de “T” ou “Te”, um dispositivo elétrico usado para multiplicar os espaços para a conexão de plugs em tomadas, podendo assim ligar diversos aparelhos e eletrodomésticos em uma mesma tomada.

“Se caso, precisar utilizar naquele espaço mais de uma tomada, que a gente utilize o filtro de linha que é o ideal e que traz uma segurança maior e a gente consegue evitar este tipo de acidente,” explicou.

Evitar colocar o aparelho em locais molhados, não levara para o banho, não utilizar tomadas que estão em paredes úmidas e chamar um profissional para fazer uma manutenção sempre, são dicas valiosas do profissional para garantir o uso apropriado da energia elétrica.

“A energia é um bem tão necessário no nosso dia-a-dia, mas a gente tem que ter cuidados, porque às vezes a gente não enxerga e pode sofrer um acidente”, aconselhou.

Deixar celular carregando a noite inteira ou debaixo do travesseiro, também é muito perigoso, pois o celular carregando fica com a bateria quente, e isso pode trazer uma prejuízo grande ou provocar uma explosão, um curto circuito e o fogo se propagar rapidamente naquela área.

“Geralmente o aparelho celular carrega entre uma e duas horas, então são poucos minutos que podem salvar vidas, se a gente precisa falar no celular e ele está carregando, que a gente tire do carregador, utilize o telefone e depois retorne para o carregador, porque é importante respeitar o tempo do carregamento”, orientou.

Rafael também ensinou que depois de carregado, as pessoas guardem o carregador, e se precisar de um carregador adquira um original que tem um sistema mais robusto e enfatizou o cuidado para que as crianças ou animais domésticos, não cheguem perto da tomada durante o carregamento. Ouça entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here