Início Notícias Apoiadores de Bolsonaro e Haddad são os que mais divulgam fake news

Apoiadores de Bolsonaro e Haddad são os que mais divulgam fake news

824
Apoiadores de Bolsonaro e Haddad são os que mais divulgam fake news

Rádio Jornal

Os apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República são aqueles que compartilham o maior número de fontes de informação falsa ou de baixa qualidade no Twitter, rede social em que o deputado tem maior engajamento.

A estatística negativa também se lança ao candidato Fernando Haddad (PT), já que seus apoiadores publicam o maior volume de informação falsa, ainda que em menor quantidade de fontes.

Os dados foram divulgados por um estudo do Instituto para a Internet de Oxford, obtido pelo jornal O Estado S. Paulo. A pesquisa analisa o compartilhamento de notícias via Twitter.

Para tal pesquisa, as ‘junk news’, ou notícias de baixa qualidade, foram analisadas. Isso inclui notícias falsas, fake news, e também publicações altamente polarizadas, com claro intuito de confundir o leitor sem indicar a autoria ou posicionamento da plataforma.

Ao todo, 81% das fontes de ‘junk news’ são compartilhadas por apoiadores de Bolsonaro. Atrás vem apoiadores de Haddad (54%), Alckmin (24%), do PSDB, e Ciro Gomes (8%), do PDT. No que diz respeito ao compartilhamento, os apoiadores petistas disparam com 65% do total de conteúdo de qualidade duvidosa. Em seguida estão os apoiadores de Bolsonar (27%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here