Início Notícias Apesar das quedas no mercado de trabalho, estudo aponta redução da pobreza...

Apesar das quedas no mercado de trabalho, estudo aponta redução da pobreza em PE

427
Foto: reprodução

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento de diversos setores, a já instável economia brasileira apresentou quedas grandes na renda do mercado de trabalho. Por outro lado, houve uma redução da pobreza superior a 25% em vários Estados do Norte e Nordeste, de acordo com dois estudos da Fundação Getúlio Vargas, sob coordenação do economista Marcelo Neri.

Segundo a pesquisa, Pernambuco e a capital Recife apresentaram desempenho recorde negativo da renda no estado de -26,9%, e na capital pernambucana de -29,5%, enquanto a pobreza caiu 32,45%. Essa redução em Pernambuco foi a segunda maior entre todos os entes federativos, atrás apenas do Tocantins. No País, a média da diminuição da pobreza ficou em 20,7%.

Criado com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia, o auxílio emergencial pagou cinco parcelas de R$ 600 para trabalhadores informais e também para os que apresentam uma renda menor do que meio salário mínimo per capita. Em julho deste ano, esse grupo era formado por 52,1 milhões de brasileiros, contra os 65,2 milhões que estavam nessa situação em 2019. (CBN Recife)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here