Início Notícias Antonio Fernando pede agilidade no credenciamento dos leitos de retaguarda da...

Antonio Fernando pede agilidade no credenciamento dos leitos de retaguarda da covid-19 em Ouricuri

604
Foto: divulgação

A cobrança de reforço urgente nas estruturas de saúde para combater o Coronavírus no Sertão do Araripe. Esse foi o foco do pronunciamento do deputado estadual Antonio Fernando durante a sessão remota da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, na quinta-feira (30.04.2020). “A situação de Pernambuco, como terceiro Estado com maior número de vítimas da COVID-19 no Brasil é preocupante. E se as condições de atendimento na Região Metropolitana são difíceis, no interior o caso é ainda mais grave. Por isso, estamos pedindo mais atenção do Governo do Estado”, explicou o deputado.

No pronunciamento, Antonio Fernando citou seu apoio à disposição da Prefeitura de Ouricuri de implantar Leitos de Retaguarda para a COVID-19 no Centro de Especialidades em Reabilitações – CER III da cidade. “Reconhecemos a importância e nos associamos a esta iniciativa. Por isso, entramos com requerimento na Alepe solicitando ao Secretário de Saúde, Dr. André Longo, para que seja agilizado o credenciamento da Unidade de Saúde”, disse o deputado. O Trâmite para que a unidade possa ser viabilizada passa pelo Conselho Estadual de Saúde, que aprova a solicitação, e depois segue para aprovação e cadastramento pelo Ministério da Saúde. “Nosso pedido foi para que o Secretário de Saúde, André Longo, nos ajude para que seja dada máxima urgência nos trâmites para a unidade ser autorizada a funcionar o mais breve possível”, explicou Antonio Fernando.

Como reforço para a saúde do Araripe, a previsão é de que 10 (dez) leitos de UTI, na cidade de Araripina, passem a funcionar na próxima segunda-feira (04.05) dedicados aos casos de  Coronavírus na Região. O deputado Antonio Fernando, inclusive, destinou R$ 60 mil de suas emendas parlamentares para insumos farmacêuticos a serem empregados nesta unidade da COVID-19 no Araripe. “Nós apoiamos integralmente a instalação dos leitos de UTI em Araripina. Mas achamos que a quantidade é insuficiente para as necessidades da Região. Basta fazer a conta: o Araripe tem quase 400 mil habitantes. Se colocarmos 1 leito para cada 10 mil pessoas (um mínimo recomendado) seriam necessários 40 leitos para atender às possíveis demandas da Região”, explicou Antonio Fernando.

Outra preocupação apresentada pelo deputado foi com respeito ao Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri. “O Hospital Regional precisa urgentemente de reforço nos leitos de UTI exclusivos para o Coronavírus. Outro ponto fundamental são os respiradores mecânicos, que também precisam ter o número ampliado imediatamente, pois o pico da doença no Brasil está previsto para maio e junho, por isso. a importância de ampliar as estruturas neste momento”, explicou.

Uma solução sugerida pelo deputado – em parceria com os prefeitos da Região, que integram o CISAPE (Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe) – seria transformar a UPA-E de Ouricuri em Hospital de Campanha da COVID-19. “Esta seria uma opção que apresentamos há duas semanas. Mas, até o momento, não recebemos uma posição definitiva da Secretária Estadual de Saúde”, concluiu Antonio Fernando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here