Início Notícias Agora vai: ‘Isso é Brasil prá frente’, governo da Presidenta inteligenta, aumenta...

Agora vai: ‘Isso é Brasil prá frente’, governo da Presidenta inteligenta, aumenta taxa de juros

713
alt

alt

Novo índice foi divulgado pelo Banco Central no início da noite desta quarta (03).

BRASÍLIA – Mesmo com a economia brasileira praticamente parada, o Banco Central (BC) deu mais um passo em busca da credibilidade perdida: acelerou a alta da taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou na noite desta quarta-feira, por unanimidade, a Taxa Selic em 0,5 ponto percentual: o dobro da reunião anterior, em outubro. Com isso, os juros subiram de 11,25% para 11,75% ao ano, o maior patamar desde agosto de 2011.

Foi uma confirmação do que esperava o mercado financeiro, que nos últimos dias revisou suas apostas e passou a esperar que a diretoria do BC apertasse ainda mais a política de combate à inflação. No comunicado divulgado após o encontro, o Copom reforçou a ideia de que o ajuste promovido pelo BC será curto, ao usar expressões como “neste momento” e “parcimônia”.

“O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da Taxa Selic e elevá-la em 0,5 ponto percentual”, afirmou o Copom. “Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia”.

Essas palavras foram entendidas como um recado de que o BC levará a Selic até 12,5% ao ano. Para a economista do Santander Tatiana Pinheiro, haverá um aumento de 0,5 ponto percentual em janeiro e outro de 0,25 ponto em março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here