Início Notícias ‘Abriremos um grande diálogo’, diz Ribeiro ao tomar posse no MEC

‘Abriremos um grande diálogo’, diz Ribeiro ao tomar posse no MEC

553
Foto: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro deu posse ao novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na tarde desta quinta-feira (16). Com Covid-19, Bolsonaro esteve presente na cerimônia por meio de videoconferência. Ribeiro foi nomeado para a pasta na última sexta. Ele é graduado em Direito e Teologia, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito pelo Mackenzie e pastor.

“Abriremos um grande diálogo para ouvir acadêmicos e educadores, que assim como eu estão entristecidos com que vem acontecendo com a Educação em nosso país, haja visto os nossos referenciais no Pisa. Quando recebi o convite do presidente Jair Bolsonaro, ele me pediu para ‘olhar com carinho’ para o ensino das crianças e o ensino profissionalizante e hoje assumo o compromisso de seguirmos a orientação do presidente”, disse durante a posse.

Ele relembrou ainda sua formação acadêmica, pela Universidade Mackenzie, e afirmou tratar-se de sua “herança pedagógica”, mas disse que respeitará a “laicidade” do Estado. “É de conhecimento público que tenho minha formação junto ao Mackenzie. E o compromisso que assumo hoje está bem firmado e localizado em valores constitucionais como a laicidade do Estado e do ensino público”. Ribeiro assume o MEC após a gestão de Abraham Weintraub, que deixou a pasta em meio a polêmicas, para assumir um cargo no Banco Mundial, com sede em Washington, nos Estados Unidos

Ribeiro assume o Ministério da Educação em meio à suspensão das aulas em todo o Brasil, provocada pela pandemia do novo coronavírus e com o adiamento da principal prova de ingresso ao ensino superior – o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021. Em seu discurso de posse, o novo ministro defendeu o ensino público e criticou o que chamou de “políticas e filosofias educacionais equivocadas”. “Devido a implementação de políticas e filosofias educacionais equivocadas, no meu entendimento, destruíram a autoridade do professor em sala de aula e já aconteceram episódios de violência física contra os professores. As mesmas vozes críticas devem se posicionar contra tais episódios com a mesma intensidade”, disse.

O ministro ainda destacou “grandes educadores” brasileiros que contribuiriam para a Educação, mas não citou nomes. “Ao olhar o passado da Educação no país, não se pode desmerecer que grandes educadores deram legitimas e valiosas contribuições ao país. Não estava tudo errado, mas levaram ao que vemos nos dias de hoje nas nossas escolas”, afirmou

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here