Início Notícias Abandonar o BRT, um desrespeito à população

Abandonar o BRT, um desrespeito à população

476

Por Mendonça Filho, em artigo enviado ao blog

Implantado com a promessa de garantir aos usuários de transporte público maior conforto, com veículos espaçosos e climatizados; mais rapidez e segurança e estações modernas e refrigeradas para embarque e desembarque, o sistema BRT virou um pesadelo para os passageiros e um exemplo de má gestão e desperdício com o dinheiro público.

Depois de mais de R$ 400 milhões investidos e anos de sofrimento para os passageiros, que reclamam de superlotação, do calor, da insegurança, da falta de iluminação, de acessibilidade e de poluição sonora e visual nos veículos e estações, o Governo do PSB/PT anunciou que o BRT vai acabar sem ter sido concluído.

Como assim?

Não teve planejamento para uma obra dessa importância? Se houve ficou no papel, perdeu-se nos discursos e promessas de campanhas. Mais uma vez o povo paga a conta. Pesquisa divulgada pelo aplicativo Moovit mostra que Recife é a cidade brasileira onde os passageiros levam mais tempo esperando por transporte público. O Recife é, também, a segunda cidade do país e a sétima no mundo com o maior tempo médio gasto em deslocamento, que inclui caminhada, espera e tempo de deslocamento. Tempo que poderia ser utilizado de outras maneiras. Estudando, trabalhando, movimentando a economia da cidade, descansando e aproveitando momentos com a família.

Os problemas de transporte público, mobilidade e trânsito na nossa capital não deixam dúvida: falta organização, planejamento e capacidade de execução. O PSB/PT, que administram o Recife e o Estado há 20 anos, não foram capazes de implementar projetos transformadores. O de navegabilidade do rio Capibaribe é um fracasso. Após descaracterizar o BRT e não conseguir entregá-lo como prometido, o governo estadual anuncia, num total desrespeito à população, que vai abandonar o projeto e jogar R$ 400 milhões de reais no lixo.

Prometer, gastar e não entregar. É assim que o PSB trabalha. Isso não pode continuar. O Recife merece muito mais. Sem gestores competentes, mesmo os melhores projetos irão fracassar. O Recife tem problemas. O Recife tem solução. Com trabalho e responsabilidade podemos, juntos, construir o Recife que queremos daqui para a frente.

Mendonça Filho é ex-ministro da Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here