Início Notícias ‘A velha política’ nova de Pernambuco, Guilherme Uchoa deve se eterninar

‘A velha política’ nova de Pernambuco, Guilherme Uchoa deve se eterninar

811
alt

alt

Com o apoio de Paulo Câmara, Uchoa pode ser penta.

O deputado Guilherme Uchoa (PDT) tem amplas chances de conquistar o quinto mandato no comando da Assembleia Legislativa. Além de já ter a simpatia da maioria absoluta dos 49 parlamentares, Uchoa passou a ser a solução mais natural e adequada para unir a base do governador eleito Paulo Câmara (PSB).

O próprio Câmara, embora tenha alternativas em seu partido, como Aluízio Lessa e Waldemar Borges, já está convencido, também, que o atual presidente, pela experiência e competência no manejo da Casa, se constituiria na melhor opção entre os partidos da base.

Uchoa já circula nas confraternizações de fim de ano com cara de presidente reeleito, seguro de que não terá nenhum impedimento pela frente para arrebatar mais um mandato, desta feita o quinto, o que se constituirá num recorde, algo com precedente apenas no Ceará.

Para ser eleito, Uchoa terá apenas que aprovar na Casa uma emenda abrindo a brecha constitucional, o que, também, é dado como certo. Obstinado para o pentacampeonato, o deputado pedetista já buscou o voto de boa parte dos novos deputados.

O que ficará em aberto na nova composição da Mesa Diretora será a Primeira-Secretaria, ocupada hoje pelo deputado João Fernando Coutinho (PSB), eleito deputado federal. É certo, entretanto, que o cargo ficará nas mãos da legenda socialista por ser o partido majoritário na Casa.

Neste caso, o que tende a ocorrer, não havendo disputa para presidente, é uma briga de foice entre os deputados socialistas, porque a Primeira-Secretaria é a mais importante da Mesa depois da Presidência. E já tem deputados de outras legendas da base em campanha pelo cargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here