Início Notícias 9º CIPM de Araripina completa um ano de inauguração com redução de...

9º CIPM de Araripina completa um ano de inauguração com redução de crimes e apreensão de drogas

1146

A 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) comemora neste mês de novembro um ano de fundação. A unidade é responsável pelo atendimento das ocorrências em Araripina, Trindade e Ipubi. Além da zona urbana de cada município, o policiamento atende os distritos e a zona rural de cada localidade, totalizando mais de 140 mil pessoas. A ativação da unidade foi motivo de orgulho e comemoração pela população araripinense, tendo em vista que antes de se tornar independente a área ficava sob a responsabilidade do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), em Ouricuri.

Para celebrar essa data especial, a unidade divulgou os dados oficiais referentes a este primeiro ano. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram reduzidos em 32%. Antes de se tornar uma Companhia Independente foram registrados 72 casos de CVLI, após a independência 49. Essa significativa redução também é vista nos casos de Crimes Violentos contra Patrimônio (CVP’s), de 579 casos registrados caiu para 378, uma diminuição de 35%.

As abordagens em busca de armas e drogas ilícitas surtiram efeito, somente no último ano foram apreendidos mais de 51 kg de maconha (Foto: reprodução)

As diversas abordagens em busca de armas e drogas ilícitas surtiram efeito, somente no último ano foram apreendidos mais de 51 kg de maconha, 230g de cocaína, 148 pedras de crack e 15.000 comprimidos de Nobese. Desde que se tornou uma Companhia Independente foram debelados 167 pontos de tráfico de drogas, antes esse número era de 91 pontos debelados.

Os encaminhamentos para Delegacia de Polícia Civil também cresceram bastante, no último ano foram encaminhadas 3.692 pessoas; cumpridos 64 mandados de prisão; lavrados 413 autos de prisão em flagrante delito, sendo 192 recolhidas para as unidades de prisão e realizados 1.213 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO’s).

Desde maio deste ano o Major Edimar (comandante) e o Capitão Moura (subcomandante) estão a frente dessa unidade modelo. Embora seja uma das mais novas do Estado, a 9º CIPM se destaca pela diminuição da criminalidade no sertão do Araripe, conseguindo mês a mês atingir as metas estabelecidas pelo Governo.

“O mais gratificante de estar como comandante desta Companhia é o envolvimento de todos com a questão de segurança. A entrega e o empenho refletem nos excelentes resultados, e principalmente, na maior sensação de segurança que é sentida pela sociedade”, destaca o Major Edimar, atual comandante da 9º CIPM.

Para o aumento nos números foi necessário mais do que o empenho da tropa, foi necessário investimentos em viaturas, armamentos e estrutura. No último ano o número de viatura mais que dobrou, se antes contava apenas com 3 motos e 5 veículos a quatro rodas, hoje esse número é de 9 motos, 11 veículos a quatro rodas e 1 trailer.

Atualmente cerca de 150 policiais militares atuam no policiamento ostensivo, prevenindo crimes e aumentando a segurança da população. Além do tradicional serviço de rondas com viaturas, a unidade conta com o Motopatrulhamento, a ROCAM, o GATI e a modalidade de Policiamento Ostensivo a Pé, que atua no centro da cidade. O policiamento se divide nos municípios de Araripina, Trindade e Ipubi. (Assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here