Início Notícias Santa Cruz da Venerada poderá produzir Camarão com água de poço profundo

Santa Cruz da Venerada poderá produzir Camarão com água de poço profundo

816

Sistema de produção serviu de pesquisa durante 10 anos, e foi aprovado com resultados positivos na produção de Camarão no Sertão baiano

Por Roberto Gonçalves / Foto: Santa Cruz em Destaque

A prefeita de Santa Cruz da Venerada Eliane Soares (PR), recebeu na tarde desta segunda-feira (21), a visita do empresário Marcelo Tolentino, e do Engenheiro de Pesca Rolemberg Almeida. Segundo a gestora, que estava acompanhada de sua equipe de técnicos, o objetivo do encontro, foi a apresentação do SIC – Sistema Integrado de Cultivos.

De acordo com o engenheiro de pesca Rolemberg Almeida, esse sistema serviu de pesquisa durante 10 anos, e foi aprovado com resultados positivos na produção de Camarão com água de poços profundos, tendo inicio na cidade  de Abaré no Sertão baiano, sendo também executado com sucesso em outros estados do Nordeste.

Eliane Soares, está avaliando a possibilidade da implantação do sistema no município, principalmente em comunidades que tenha vocação para implantação do SIC, que também conta com alternativas de produção e de ganho para os agricultores, como a produção de tilápia, ração, pastagem para os animais, produção de fruteiras, como maracujá, goiaba e côco.

SIC – Sistema Integrado de Cultivos

O projeto que tem como objetivo principal buscar as alternativas de produção como: peixe, camarão, pastagem e fruticultura, em pleno o período seco, a partir de um poço artesiano  consorciado. Segundo Marcelo Tolentino, sócio fundador  da ONG – INDRAA – Instituto Nacional  de Desenvolvimento Agrícola e Aquícola, que funciona na Fazenda Boa

Com a temperatura alta se produz mais tilapia e camarão

Vista em Icozeira, na cidade de Abaré-BA, o projeto que tem como objetivo principal buscar as alternativas de produção como: peixe, camarão, pastagem e fruticultura, em pleno o período seco, a partir de um poço artesiano  consorciado.

Ainda de acordo com Marcelo, quanto mais estiagem e calor mais se produzem peixe e camarão e uma melhor sanidade para os animais.  “Com o SIC a seca que era um fator negativo se tornou positivo, por que, com a temperatura alta se produz mais  tilapia, camarão e se tem uma melhor sanidade dos animais”. Comentou

O diferencial do SIC é que o pequeno criador pode produzir sua própria ração para os peixes, camarão, caprinos e bovinos, que dentro do sistema integrado se produz o milho a palma, se faz um processo de trituração das plantas forrageiras e coloca para seca passando por um processo de peletização e atende toda a cadeia de produção.

Para Marcelo, o pequeno produtor com todas essas técnicas e usando água com racionalidade nós iremos acabar com o efeito sanfona, onde na época da chuva ele é rei e na época da seca ele massacrado. Com a estiagem e com essa técnica o criado não depende mais dos efeitos climáticos, então a seca deixa de ser um problema e passa a ser uma solução. A entidade INDRAA está a disposição dos pequenos agricultores e criadores que queiram implantar o sistema em suas propriedades com financiamento garantido pelo BNB (Banco do Nordeste).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here