Início Notícias Polícia desarticula ‘Rinha’ de galos em Araripina

Polícia desarticula ‘Rinha’ de galos em Araripina

1204

Nas imediações do sítio Santo Antônio tinha uma espécie de ringue onde as aves eram colocadas para lutar até a morte.

Fonte: Delegacia de Polícia de Araripina / Foto: Patrulha Ambiental

Uma equipe da Polícia Militar realizava rondas nas proximidades da cidade Araripina, sertão de Pernambuco no último domingo (01/10/2017), quando receberam uma denúncia de que no sítio Santo Antônio estava ocorrendo uma rinha de briga de galos, onde de imediato a equipe se dirigiu até o local e constatou a veracidade dos fatos.

Nas imediações do sítio havia uma espécie de ringue onde as aves eram colocadas para lutar até a morte. Também foram encontrados tablados, viveiros, esporas de aço que eram colocadas nos galos para que ferissem mortalmente os rivais. Cerca de 10 aves foram apreendidas – muitas apresentavam sinais de maus-tratos.

Foram conduzidos até a delegacia 07 pessoas envolvidas na ocorrência onde foram ouvidos e liberados, ficando posteriormente de se apresentar a autoridade judicial caso o Poder judiciário acate o Termo Circunstancial de Ocorrência.

Segundo o agente da Patrulha Ambiental, estas pessoas submetem os animais a uma grande crueldade, tanto na briga de galo em si, como também na sua criação, pois a ave passa por enorme estresse em seu treinamento e recebe em alguns casos, grande carga de anabolizantes. Sem contar o local onde fica, que são pequenas gaiolas, onde mal podem se mexer.

Foi elaborado um termo de doação, onde a Patrulha Ambiental ficou responsável pelos animais encaminhando-os para um local adequado e posteriormente sua destinação final, dentro das normas estabelecidas pelos Órgãos fiscalizadores.

Acrescentando ainda que essa pratica é considerada crime ambiental, como pode ser observado nas sub linhas abaixo:

A Lei 9.605/98 relata o seguinte:

Em seu Art. 32. Redigisse o seguinte: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

  • 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Já em seu Art. 2º Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.

Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.

As diligências continuarão a acontecer na região para coibir esses crimes ocorridos e muitas vezes aceito e compartilhado por parte da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here