Início Notícias Em Bodocó, sobe para 1.200 o número de pessoas que estão desabrigadas...

Em Bodocó, sobe para 1.200 o número de pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas após a chuva

818

As pessoas desabrigadas estão sendo atendidas em creches e escolas públicas da cidade. Obra de recuperação da PE-545 deve durar de seis a sete meses.

G1 Petrolina / Foto: reprodução TV Grande Rio

Mais de 1200 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Bodocó, no Sertão de Pernambuco, de acordo com a Prefeitura da cidade. Desde a última sexta-feira (13), quando a água da chuva, que encheu açudes e riachos, invadiu o município e deixou residências, ruas e avenidas alagadas, bodocoenses tentam contabilizar os prejuízos e retomar a rotina.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em menos de 24 horas choveu quase 70 milímetros em Bodocó. Na casa da agricultora Maria das Dores da Silva, a enchente trouxe vários prejuízos materiais. “Eu perdi minha cama, dois guarda-roupas, meu fogão, o armário, o raque com a geladeira, com o som, a televisão, aparelho de dvd, roupa e a feira. Mas o principal foi os documentos. Perdemos tudo”, lamentou.

As pessoas desalojadas foram acolhidas por familiares. Já as desabrigadas estão sendo atendidas em creches e escolas públicas da cidade. Serviços de saúde estão sendo oferecidos gratuitamente, no local, e uma central de distribuição de doações também foi montada. “Enquanto a gente tá por aqui, graças a Deus tá bom demais. Só estou pensando agora é na volta”, afirmou o trabalhador de serviços gerais José Inaldo de Jesus.

Ponte Rio Pequi, que liga Bodocó a Ouricuri, no Sertão de PE. (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

A Ponte Rio Pequi, na PE – 545, principal acesso à cidade, ainda segue interditada. Segundo o prefeito de Bodocó, Tulio Alves, as obras de recuperação devem ter início após a estiagem. “O pessoal do DR [Departamento de Estradas de Rodagem] veio aqui a pedido do governador, fez essa vistoria, garantiu que assim que as chuvas estiarem, eles iriam começar uma obra, que vai durar de seis a sete meses”, explicou. Após as fortes chuvas da última semana, o prefeito decretou estado de emergência no município.

Para auxiliar os prejudicados pela chuva, campanhas de arrecadação de doações seguem sendo realizadas nas cidades de Petrolina, Ipubi, Araripina e Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco. Alimentos, água mineral, roupas, sapatos e brinquedos podem ser doados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here