Início Notícias Campanha pernambucana entra em rota agressiva

Campanha pernambucana entra em rota agressiva

871

Candidatos ao governo de Pernambuco, Paulo e Armando trocaram acusações durante toda a sexta-feira / Foto: Acervo

Candidatos ao governo de Pernambuco, Paulo e Armando trocaram acusações durante toda a sexta-feira
Foto: Acervo

RENATA MONTEIRO E PAULO VERAS JC Online

Apenas um dia após surgir tecnicamente empatado com o candidato do PTB ao governo estadual em pesquisa Datafolha, o governador Paulo Câmara (PSB) subiu o tom contra o senador Armando Monteiro em duas inserções veiculadas na TV. Em uma das peças, enquanto aparecem imagens do petebista ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e dos deputados federais Mendonça Filho (DEM), Fernando Coelho Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB), um narrador diz que “juntos com Temer, eles mudaram o Brasil. Para pior”.

No segundo vídeo, um ator negro vestido como operário tem as peças de roupas retiradas, uma a uma, enquanto um narrador diz que Armando votou favoravelmente à Reforma Trabalhista no Senado e quer tirar direitos dos trabalhadores. Por fim, no lugar da calça que vestia, uma espécie de uniforme, o ator surge com outra, puída, remetendo aos trajes utilizados por escravos. A inserção termina com um questionamento: “Armando votou contra o trabalhador. Dá para confiar?”

A ofensiva, no entanto, não ficou sem resposta. Ontem mesmo o senador acionou a Justiça Eleitoral contra as peças e, após participar de caminhada no Centro do Cabo de Santo Agostinho, afirmou que, impactado com os resultados da última pesquisa divulgada, o governador “só sabe mentir e falsear”.

“Como pouco a pouco essa candidatura foi crescendo e eles estão com medo, começaram a baixaria. Começaram com a mentira, com a depravação, que é o que eles sabem fazer. Eles são profissionais da calúnia e da difamação. Mas Pernambuco vai dizer a eles: vocês vão levar uma surra no dia 7 de outubro e o Estado vai poder inaugurar um novo tempo, um tempo de esperança”, disparou Armando durante pronunciamento logo após o ato político.

Sobre as críticas do governador em relação ao seu voto a favor da Reforma Trabalhista, o petebista relembrou que o próprio Paulo já fez declarações positivas à legislação. “Se vamos falar sobre esse tema, é bom lembrarmos de uma gravação em que Paulo defendeu a Reforma Trabalhista no Palácio do Planalto. Uma demonstração de que ele não tem posição e mente a Pernambuco”, cravou.

Armando se refere a uma entrevista que o governador socialista concedeu ao Portal Planalto, página oficial da Presidência da República, em abril de 2017, após um almoço com o presidente Michel Temer (MDB). No referido site, há uma frase creditada a Paulo na qual ele teria falado sobre a necessidade de aprovação de “reformas que olham o futuro, que olham um Brasil diferente, que deem oportunidade do Brasil voltar a crescer, voltar a gerar emprego, voltar a gerar renda para nosso povo”.

Mendonça Filho, que estava ao lado de Armando na caminhada no Cabo, também mostrou-se indignado com as inserções da Frente Popular. “Isso é apelação de quem está perdido na eleição. Eles deixam de discutir os problemas que afetam o povo, como saúde e segurança, para desviar a atenção, mas o povo não vai cair nessa. Na própria chapa dele há um candidato ao Senado que votou a favor da Reforma Trabalhista, que é Jarbas. Isso é mais um factoide e mais uma forma de tentar iludir a opinião pública”, pontuou o parlamentar, ex-ministro da Educação do governo Temer.

“NÃO VI CRÍTICAS”

Indagado ontem à noite sobre as críticas contidas nos vídeos, Paulo minimizou a repercussão em torno do material. “Não vi críticas, são verdades. A gente está apenas dizendo, esclarecendo à população verdades que são importantes para que o eleitor possa tomar sua decisão no dia 7 de outubro”, declarou o socialista.

Após participar de sabatina na TV JC, ontem, o senador Humberto Costa (PT), aliado de Paulo, comentou o caso. “Eu acho que está se travando um debate político importante nesta campanha, inclusive voltada à questão nacional. Acredito que a estratégia da campanha do governador seja trazer esse debate, esclarecer essas questões, esclarecer quem é quem nesse cenário”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here